Friday, August 18, 2006

I do

Wilcox pareceu tomar a recusa de Bruce como uma ofensa pessoal. Tirou um espelhinho quebrado de uma das muitas gavetas e começou a arrumar os cabelos com a ajuda de um pente amarelo, vários dentes faltando.

- Bruce, sua covardia me espanta. Não fazia parte do seu currículo.

- Não é covardia, é bom senso.

- Não tem a mínima curiosidade de saber como era o mundo antes do seu nascimento?

- Tenho. É claro que tenho – suspirou. – Foi por isso que eu estudei História – Bruce se levantou, ainda parecendo tonto. – Mas livros são seguros. Você não muda o destino da humanidade abrindo e fechando livros, ou escrevendo teses. Bom, talvez sim. De uma forma mais poética.

Ele se aproximou do trem e tocou a face metálica. Deu duas batidas leves, com os nós dos dedos. O cabelo de Wilcox, recém-assentado, ficou em pé mais uma vez.

- Não faça isso! – o professor sibilou, como se qualquer som mais alto pudesse pulverizar as máquinas.

- Espere até eu conseguir um martelo.

- Você vai, Bruce? – Moira perguntou.

Bruce olhou para ela, desfeito de todas as esperanças, e deu de ombros.

- Alguém vai precisar vigiar você dois.

No comments: